Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Primeiro rodeio crioulo de Macieira



     Está chegando!

     A Administração Municipal, o CTG Porteira Macieirense e o Piquete Fioravante Rossi promoverão o 1° Rodeio Crioulo de Macieira em continuidade às comemorações dos 19 anos do município.
     O evento está agendado para amanhã dia 30 de abril e 1° de maio.
     Estão programadas competições em diversas modalidades, com início às 8 horas de sábado, envolvendo CTGs da região. Ainda no dia 30 haverá baile, no Clube, com animação da Grupo Tchê Sarandeio e apresentação da Dupla João Marcos e Luciano.
     Na oportunidade também será inaugurada a cancha municipal. O evento se estenderá até as 17 horas do dia 1° de maio.
  

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Macieira, Terra do Tomate e do Milho!

   O município de Macieira, ao contrário do que diz o nome não produz maçãs e embora haja no município anualmente a Festa do Tomate no início do ano, a produção de milho no município praticamente iguala a de tomate com uma safra anual de em média 4.500 toneladas.
   A produção de tomate vai de 4000 a 5000 toneladas ao ano dependendo das variações climáticas.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Origem do nome da cidade de Caçador


     Todos sabem que Macieira desmembrou-se do município de Caçador.
     Mas poucos sabem porque essa cidade possui o nome de Caçador.
     De acordo com informações do site Caçador.net foi assim que aconteceu:

     Em 1881, a região de Caçador fazia parte do município de Campos Novos, que se dá conta da importância dessa região e incentiva Francisco Corrêa de Mello, morador da cidade a garantir as posses das terras do Alto Vale do Rio do Peixe. Juntamente com a esposa e 10 filhos, Corrêa de Mello funda a Fazenda Faxinal do Bom Sucesso.
                                                               Francisco Corrêa de Mello
  “Registros mostram que a sede inicial da fazenda era onde hoje se localiza a parte alta do Bairro Berger”, revela o professor Gerson Witte.
      Sem condições de promover o desenvolvimento da região, por ser uma mata fechada, Corrêa de Mello passa a viver da própria subsistência, mais precisamente da caça, com o objetivo apenas de manter a posse das terras.Em 1887 Pedro Ribeiro e, em 1891, Tomaz Gonçalves Padilha, vieram pra região. Este último era cunhado de Corrêa de Mello e se estabeleceu na região onde hoje é o Distrito de Taquara Verde.
      Em 1907 a Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande do Sul começa a ser construída em território catarinense. Margeando o Rio do Peixe, os trilhos chegam à Fazenda Faxinal do Bom Sucesso onde se fez necessária a construção de uma ponte para a passagem do trem sobre o rio que naquela época chamava-se Rio Lajeado do Simeão.
      Uma particularidade a ser observada é que justamente nesta parte da história pode ter surgido o nome “Caçador”. Embora não se tenha nenhum registro oficial, acredita-se que a construção da ponte sobre o Rio Lajeado Simeão trouxe inúmeros engenheiros e operários para a região, encontrando aqui o dono das terras, Corrêa de Mello. Exímio caçador de pacas, antas e veados, ele passou a vender a carne e pele dos animais para os trabalhadores da ponte, sendo que o local ficou conhecido popularmente como o “Rio do Caçador”. Posteriormente foi inaugurada a Estação Ferroviária que levou o nome de “Estação Rio Caçador”.
       E com o tempo de Rio do Caçador, o lugar passou a chamar-se apenas Caçador.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Uma ilustre macieirense

    
    Sônia Matilde Bridi é a única mulher a fazer parte do grupo de repórter especial da Rede Globo. Filha de Elvira Abate Bridi, irmã da chef Maria Helena, Sônia iniciou a carreira escrevendo num jornal local na cidade de Caçador, dos 14 aos 17 anos. “Era uma coluna estudantil”, lembra.
    Nascida em Macieira, então distrito de Caçador, Santa Catarina, Sônia Bridi já está há muitos anos na Rede Globo e também trabalhou seis anos na RBS de Florianópolis, totalizando 20 anos nesta emissora. Mas na sua trajetória profissional, já foi redatora da Rádio Barriga Verde, na capital catarinense, atuou nas TVs Barriga Verde e Cultura e por 21 anos foi editora do RBS TV Notícias. Já foi correspondente internacional da Globo em Londres (1995) e Nova Iorque (1996 a 1999).
   Fala inglês com muita fluência e também espanhol. Ser correspondente internacional é uma experiência muito boa. “A maior dificuldade fica por conta da saudade das pessoas que a gente gosta.” Sobre sua trajetória profissional, “tudo aconteceu muito rápido na minha vida”, comenta Sônia Bridi.
   Ela escreve todos os seus textos, vê todas as imagens e, quando pode, também ajuda na edição das matérias que vão ao ar. Sônia gosta de fazer reportagens que tragam informações importantes as pessoas, para que elas saibam onde vivem. Já cobriu uma infinidade de temas, como a entrevista com Collor em Miami, mergulhou com tubarões, caçou tornados, subiu vulcões, Copas do Mundo, esteve entre guerrilheiros e traficantes. Mas sua paixão é mesmo o chamado terceiro setor: ONGs, trabalho voluntariado, tudo que possa ser exemplo para as pessoas.
SONIA BRIDI NASCEU NO DISTRITO DE MACIEIRA, HOJE MUNICÍPIO. 
ENTÃO NÃO HÁ DÚVIDAS, ELA É MACIEIRENSE, SEM DÚVIDA NOSSA MAIOR ESTRELA. 


QUE CONTINUE BRILHANDO CADA VEZ MAIS!!!

domingo, 24 de abril de 2011

História de Macieira

 
    De acordo com o site oficial do governo do estado de Santa Catarina, até 1935, a região era habitada por jagunços que chegaram por volta de 1900 e plantavam milho e feijão..
   A partir da chegada de imigrantes descendentes de italianos, começou de fato o povoamento da localidade.
   Os primeiros colonizadores construíram suas casas perto de três macieiras e, como o estilo das casas lembrava paióis, o povoamento foi chamado Paiol de Macieira e, mais tarde, apenas Macieira. Hoje não existem mais essas macieiras na cidade porém o nome ficou.
    Em 1952, Macieira passou a distrito de Caçador e 40 anos depois obteve sua emancipação político-administrativa, na data de 30 de março de 1992.

Vacinação contra a gripe

  Atenção!!!
   O inverno está próximo e com ele chegam os malefícios causados pelas gripes e resfriados.
   Portanto de 25 de abril até 13 de maio haverá a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza.
   Serão vacinadas pessoas idosas, trabalhadores da área de saúde, gestantes e crianças na faixa etária de 6 meses a  2 anos de idade.
   Este ano o Ministério da saúde ampliou o público alvo que agora envolve mais grupos a serem vacinados, e lembrando que dia 30 de abril, sábado, a campanha será realizada o dia todo.
   Se você se enquadra em algum desses grupos dirija-se ao órgão de sáude municipal.
   Vale lembrar que a vacina não garante imunidade a todos os tipos de gripes e resfriados,  já que há uma infinidade de vírus, a vacina foi elaborada apenas para combater o tipo mais comum de gripe causada pelo vírus Influenza.

Boas vindas

   Olá!!!
   Estamos iniciando o primeiro post do blog Notícias de Macieira, desejando a todos boas vindas a essa ferramenta da Internet que terá a missão de manter-lhes informados sobre as notícias de nossa cidade, contando também com notas culturais e muito bom humor.
   Fiquem a vontade para acessar e comentar.