Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de abril de 2011

Origem do nome da cidade de Caçador


     Todos sabem que Macieira desmembrou-se do município de Caçador.
     Mas poucos sabem porque essa cidade possui o nome de Caçador.
     De acordo com informações do site Caçador.net foi assim que aconteceu:

     Em 1881, a região de Caçador fazia parte do município de Campos Novos, que se dá conta da importância dessa região e incentiva Francisco Corrêa de Mello, morador da cidade a garantir as posses das terras do Alto Vale do Rio do Peixe. Juntamente com a esposa e 10 filhos, Corrêa de Mello funda a Fazenda Faxinal do Bom Sucesso.
                                                               Francisco Corrêa de Mello
  “Registros mostram que a sede inicial da fazenda era onde hoje se localiza a parte alta do Bairro Berger”, revela o professor Gerson Witte.
      Sem condições de promover o desenvolvimento da região, por ser uma mata fechada, Corrêa de Mello passa a viver da própria subsistência, mais precisamente da caça, com o objetivo apenas de manter a posse das terras.Em 1887 Pedro Ribeiro e, em 1891, Tomaz Gonçalves Padilha, vieram pra região. Este último era cunhado de Corrêa de Mello e se estabeleceu na região onde hoje é o Distrito de Taquara Verde.
      Em 1907 a Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande do Sul começa a ser construída em território catarinense. Margeando o Rio do Peixe, os trilhos chegam à Fazenda Faxinal do Bom Sucesso onde se fez necessária a construção de uma ponte para a passagem do trem sobre o rio que naquela época chamava-se Rio Lajeado do Simeão.
      Uma particularidade a ser observada é que justamente nesta parte da história pode ter surgido o nome “Caçador”. Embora não se tenha nenhum registro oficial, acredita-se que a construção da ponte sobre o Rio Lajeado Simeão trouxe inúmeros engenheiros e operários para a região, encontrando aqui o dono das terras, Corrêa de Mello. Exímio caçador de pacas, antas e veados, ele passou a vender a carne e pele dos animais para os trabalhadores da ponte, sendo que o local ficou conhecido popularmente como o “Rio do Caçador”. Posteriormente foi inaugurada a Estação Ferroviária que levou o nome de “Estação Rio Caçador”.
       E com o tempo de Rio do Caçador, o lugar passou a chamar-se apenas Caçador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário